O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, será realizado neste domingo (18) em 228 cidades do país, inclusive, na Paraíba. A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
Para verificar o local da prova, os candidatos devem acessar o site onde se inscreveram e fazer login com as credenciais do portal Gov.br. Na Área do Candidato, será possível visualizar o Cartão de Confirmação, que além de indicar o local da prova, informa o número de inscrição, data e horário das provas e se o candidato terá atendimento especial ou uso de nome social, caso tenha sido solicitado previamente.
É importante que o candidato verifique se todos os dados da inscrição estão corretos, incluindo o município selecionado durante a inscrição.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comunicou que, em caso de qualquer erro ou se o local da prova for muito distante da residência do candidato, deve-se contatar a Fundação Cesgranrio (telefone: 0800 701 2028), responsável pela organização do concurso, para solicitar as devidas correções.
Itens a serem levados para a prova
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso no dia da prova, junto com um documento de identidade original com foto – cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas – e uma caneta preta feita de material transparente.
No dia da avaliação, o ministério recomenda o uso de roupas e calçados confortáveis, pois os candidatos permanecerão sentados por um longo período, já que serão dois turnos de aplicação.
O uso de qualquer tipo de relógio é proibido. Também não será permitido o uso de óculos escuros, chapéus, bonés, gorros e protetores auriculares.
A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para os candidatos guardarem itens como telefones celulares, que deverão permanecer desligados durante toda a prova.
Os candidatos podem levar alimentos e água para a prova. Os alimentos devem estar em embalagens lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Os candidatos não poderão levar o caderno de provas, em nenhum dos turnos. O tempo mínimo de permanência nos locais de provas, em ambos os turnos, será de duas horas. Quem deixar a sala antes desse tempo será eliminado do concurso.
No período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30 (horário de Brasília), com as provas começando às 9h. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com as provas iniciando às 14h30.