Search
Close this search box.

Publicidade

Nota 10 no Ideb: apenas escolas do Nordeste atingem o máximo nos anos iniciais

Essa é a primeira vez que o Ideb concede a nota máxima para uma escola desde o início da utilização do marcador em 2007

Foto: Arquivo/Agência Brasil.
Compartilhe:

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 registrou 21 escolas públicas do Brasil com nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as escolas de destaque estão na região Nordeste. O Ceará liderou o ranking com 15 unidades, seguido por Alagoas com cinco, e Pernambuco com uma.

Essa é a primeira vez que o Ideb concede a nota máxima para uma escola desde o início da utilização do marcador em 2007. Até então, as escolas tinham conseguido no máximo a nota 9,9. O índice é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes e às médias de desempenho nas avaliações, sendo calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Continua Depois da Publicidade

A Paraíba também registrou um desempenho positivo no Ideb de 2023, com avanços notáveis nos índices de aprovação e aprendizagem no ensino médio. O estado superou a meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental, alcançando um índice de 5,3 pontos. O indicador de rendimento, que mede a aprovação dos estudantes, chegou a 96%, um aumento em relação aos 92% de 2019. A Nota Média Padronizada em Português e Matemática subiu de 5,15 em 2021 para 5,38 em 2023.

Nos anos finais do ensino fundamental, a Paraíba atingiu 84% de aprovação, comparado aos 78% de 2019. No ensino médio, o indicador de rendimento melhorou de 83% em 2019 para 84% em 2023. A Nota Média Padronizada subiu de 4,14 em 2021 para 4,29 em 2023. Os resultados em Matemática e Português mostraram progresso, com a média de Matemática subindo de 252 para 259 pontos e a de Português de 260 para 264 pontos.

Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento Escolar e Acompanhamento e Apoio à Gestão Para Resultados, Herbert Gomes, o Ideb de 2023 das escolas técnicas da Paraíba, embora não inseridas anteriormente, foi de 3,7 no ensino médio e será incluído nos futuros boletins do MEC. Gomes observou um aumento na taxa de aprovação para 84% e uma evolução dentro da série histórica, com um aumento de 0,15 pontos na Nota Média Padronizada.

A Paraíba possui 157 escolas técnicas, um terço do total de escolas da rede estadual. O regime de colaboração entre o estado e os municípios, bem como a implementação de programas como o Alfabetiza Mais Paraíba, foram destacados como fatores importantes para a melhoria dos indicadores educacionais, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, que foram mais afetados pela pandemia.

Com informações: Governo da Paraíba

Compartilhe: