O preço da gasolina, do diesel e do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) deve aumentar mais de R$ 0,10 centavos a partir deste sábado (1º), na Paraíba. O motivo para o reajuste é o aumento no Imposto de sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que vai acontecer em todo Brasil. Para o etanol, não haverá reajuste. A informação foi confirmada ao Pop Notícias, nesta quarta-feira (29), pelo secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano.
A partir do dia 1º, os postos de combustíveis vão comprar a gasolina e o diesel com novo valor nas distribuidoras e, consequentemente, os preços vão aumentar para o consumidor. Segundo o secretário da Fazenda, o reajuste foi definido em uma reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAS) e será válido para todos os estados do Brasil. A análise do preço do ICMS é feita uma vez por ano.
“A tributação é monofásica, lá na refinaria. Os postos, quando forem comprar [nas refinarias] a partir de 1º de fevereiro, terão esse ajuste [no imposto] . É importante ressaltar que esse reajuste [no ICMS] é para todos os estados do Brasil. E um novo reajuste só daqui a um ano”, explicou Marialvo Laureano.
O Pop Notícias procurou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) para saber se há uma estimativa de quanto o valor da gasolina e do diesel ficará para o consumidor final, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.