
Passei por algumas cidades do brejo e sertão paraibanos neste feriadão de São João e posso afirmar: duas marcas estão com presença massiva pelos festejos juninos. Além disso, Matuta e Brahma têm até latas comemorativas de suas bebidas. E é sobre elas que eu venho dar mais detalhes, afinal, amamos bastidores criativos por aqui!
Começo pela paraibana cachaça Matuta, tradicional no nosso estado, que lançou oficialmente as latas comemorativas de São João da linha Matuta Cristal. No ano passado, lembro-me de ter essa edição limitada também.
Com o novo conceito “Meu xodó do São João”, a Matuta apostou numa identidade que celebra quem fez e faz a festa acontecer, como os trios de forró. Com elementos de zabumba, triângulo e sanfona, a marca retrata a cultura em formato de “xodó que esquenta o São João” e afirma que a cachaça é o xodó no brinde, no story e no rolê, conquistanto vários públicos.
Outra novidade é a disponibilização da linha Matuta Sabores em latas de 350ml – canela, maçã verde, banana, mel com limão e a mais nova coconut. Todas elas – e a Cristal – disponíveis em pontos de venda da Paraíba. “As latas mantêm a qualidade e tradição da Matuta, agora, em um formato ainda mais conveniente para os festejos”, destacou o diretor da Cachaça, Aurélio Leal.
E também tem a nova edição de latas decoradas da Brahma Chopp, que é parte da campanha “São João da Brahmosidade”, num tributo visual às festas de junho, disponível nos principais pontos de venda do Nordeste e em todas as festas patrocinadas pela marca, como o Maior São João do Mundo, festa que vai até julho, em Campina Grande (PB).
As artes da lata transformam o design em narrativa, com casais dançando forró, bandeirolas coloridas, fogueira acesa e cenário que remete às celebrações juninas. Em tons quentes e traços que sugerem movimento, o rótulo convida o consumidor para o clima da festa, transmitindo o acolhimento típico do São João, seja na frente dos palcos ou, de forma mais tradicional, em frente às casas.
A iniciativa também vem de forma especial e limitada, em dois modelos, e reforça o posicionamento de Brahma como parceira das grandes festas populares, ampliando o vínculo com o consumidor nordestino, que historicamente vive o São João.
“Com mais de 130 anos de história, Brahma é tradição nas melhores festas, incluindo o São João, e foi para homenagear este momento que criamos essa lata especial, que vai direto no coração de quem vive e sente essa festa como ela é, intensa, saborosa e cheia de história”, comentou o diretor da marca, Felipe Cerchiari.