governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (19), na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa, da abertura da Semana Nacional de Trânsito na Paraíba, cujo tema é “Desacelere! Seu bem maior é a vida”, mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo e escolhido por votação popular.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se pensar no cuidado com o excesso de velocidade, harmonia no tráfego, acessibilidade e sustentabilidade para promover um trânsito mais seguro e humano na hora de dirigir um carro, pilotar uma moto ou como ciclista ou pedestre.
Na solenidade foram assinados editais para o concurso de curta-metragem para estudantes do Ensino Médio; concurso de mangá com o tema: Desacelere, seu bem maior é a vida; e concurso de cordel destinado a estudantes do todos os ciclos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes privados de liberdade.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual, que recebeu do Detran-PB a medalha de honra ao mérito de trânsito, destacou a necessidade da realização de campanhas educativas e de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. “Nos últimos anos, mais de 102 mil pessoas vítimas de acidente de trânsito foram atendidas nos Hospitais de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande. Cerca de 80% das pessoas internadas nos hospitais são vítimas de acidente de moto, mais de 30 mil pessoas morrem ao ano no país em decorrência de acidentes e esses números demonstram o quanto as campanhas são necessárias porque precisamos levar para a população a cultura da direção com responsabilidade e seriedade”, frisou.
Estudantes da rede estadual premiados
Este ano, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou uma parceria com a Secretaria da Educação, por meio da edição especial do Programa de Redação Desafio Nota 1000, que adotou como tema da redação “Motociclistas e segurança viária: os impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública brasileira”.
Na solenidade, 32 estudantes com as redações mais bem avaliadas foram contemplados com notebooks concedidos pelo Detran-PB, sendo premiados dois estudantes em cada Gerência Regional de Educação (GRE).
“Nós parabenizamos os 7 mil alunos que fizeram a redação, dos quais 32 foram premiados com notebooks e essa iniciativa do Detran e da Secretaria da Educação incentiva os alunos a refletirem sobre a necessidade de criar a cultura de dirigir com responsabilidade”, avaliou o governador João Azevêdo.