Search
Close this search box.

Livraria A União lança o romance “Coisas Distantes”, de autor pernambucano

Autor conta que relacionou o processo de mergulhar na psicologia complexa e dolorosa de uma mente em luto à sua própria relação com o tempo e a perda.

Livraria A União
Livraria A União (Foto: reprodução)
Compartilhe:

A Livraria A União lança, nesta sexta-feira (14), às 19h, o romance “Coisas Distantes”, do escritor pernambucano Fábio Andrade. Na narrativa, a personagem Adriano, jornalista enlutado, é convidado a fazer uma matéria sobre uma ilha brasileira distante da costa, e registra suas anotações em um diário. Nessa viagem, ele se vê envolto em novas relações com outros visitantes e diante de segredos do passado e desaparecimentos sem explicação.

No local, onde funciona uma base militar, há relatos frequentes de desaparecimentos de pessoas e fenômenos inexplicáveis, como luzes e estranhos objetos avistados por marinheiros e visitantes.  Enquanto investiga os acontecimentos na ilha, Adriano se envolve com Olívia, universitária que realiza pesquisa acadêmica, enquanto lida com o luto por Eduarda, namorada que faleceu vítima da Covid 19.

Continua Depois da Publicidade

O autor conta que relacionou o processo de mergulhar na psicologia complexa e dolorosa de uma mente em luto à sua própria relação com o tempo e a perda. “Como todo mundo, tive as minhas perdas também ao longo da vida. Quanto mais próximas elas são de nossas histórias pessoais, mais podem despertar o sentimento de um tempo perdido, que não pode ser retomado”, afirma Fábio.

Sua experiência pessoal com a Covid-19 grave e a “covid longa” influenciou a revisão do romance. “O adoecimento pela Covid-19 ajudou a remodelar certos aspectos da trama, entre eles a morte de Eduarda. Toda literatura é, num certo sentido, biográfica. Usamos partes das nossas vidas, e mesmo dos amigos e parentes, para compor uma porção de nossos personagens. Imaginamos outras. Esse jogo constante entre o eu e o outro, o familiar e o estranho, é uma das tônicas da minha escrita”, disse Andrade.

Sobre o autor – Fábio Andrade nasceu no Recife (PE). É professor de literatura brasileira e portuguesa. Pela Cepe Editora, publicou a coletânea “O fauno nos trópicos: um panorama da poesia decadente e simbolista em Pernambuco” (2014). É autor dos livros de poesia “Luminar presença & outros poemas” (2005) e “A transparência do tempo” (2009), vencedor do Prêmio Literário Cidade do Recife na categoria Poesia. “Coisas Distantes” (2025) é seu primeiro romance.

Compartilhe: