Search
Close this search box.

Incra leva documentação e serviços essenciais a famílias rurais na Paraíba

A iniciativa tem como foco facilitar o acesso à documentação civil, produtiva e social no meio rural, especialmente para mulheres.

Foto: Incra-PB
Compartilhe:

O Incra na Paraíba concluiu, de 1º a 3 de dezembro (segunda a quarta-feira), a nona rodada dos Mutirões de Documentação de 2025, totalizando 1.406 atendimentos nos municípios de Vista Serrana, Condado e Malta. A ação marca o início do ciclo programado para o último mês do ano e reforça o compromisso com a ampliação do acesso à cidadania para famílias agricultoras.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado pelo Incra, em parceria com o Governo da Paraíba, prefeituras municipais e diversas instituições estaduais e federais. A iniciativa tem como foco facilitar o acesso à documentação civil, produtiva e social no meio rural, especialmente para mulheres.

Continua Depois da Publicidade

Próximos eventos

A décima rodada dos mutirões será realizada em Joca Claudino (8/12), no Paço Municipal; em Santa Helena (9/12), na Escola Municipal Luís Cartaxo Rolim; e em Triunfo (10/12), na Casa da Cidadania.

Encerrando as atividades do ano, a décima primeira rodada ocorrerá em Santa Inês (15/12), na Escola Municipal Félix Pereira dos Reis; em São José de Caiana (16/12), na Escola Municipal Armalina Alves Leite; e em Serra Grande (17/12), na Escola Municipal Acadêmico Francisco Vidal.

Serviços ofertados

Durante os mutirões, são oferecidos serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização de CPF, regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e orientação sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). A população também conta com atendimentos previdenciários e de crédito rural, em articulação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Nordeste.

A programação inclui ainda palestras e atividades educativas sobre direitos humanos, cidadania e enfrentamento à violência de gênero, além de serviços das áreas de saúde e assistência social, como vacinação, aferição de pressão arterial e atualização no CadÚnico.

O superintendente regional do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, destacou a importância da ação. “Os mutirões são uma demonstração de compromisso institucional com a garantia de direitos e com a inclusão social das populações rurais, levando documentação, orientações e serviços essenciais a quem mais precisa”, considerou.

Compartilhe: