Search
Close this search box.

Sorteio da Copa do Mundo 2026 acontece hoje; entenda como funciona e saiba quem o Brasil pode enfrentar

Os grupos da Copa do Mundo 2026 serão definidos hoje (5), a partir das 14 horas.

Foto: Franck Fife/AFP
Compartilhe:

A definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontecerá nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), em um evento sediado em Washington, capital dos Estados Unidos. No sorteio, serão distribuídas as 48 seleções pelos 12 grupos do torneio, cada um formado por quatro equipes, conforme os potes já estabelecidos pela Fifa.

As seleções que ainda dependem da repescagem, que está marcada para março, só terão seus representantes incluídos posteriormente, mas mesmo assim seus espaços já estarão previstos nas chaves. Ao final do sorteio, os times conhecerão seus adversários e a ordem dos confrontos da fase inicial.

Continua Depois da Publicidade

A tabela completa da competição, porém, não será disponibilizada imediatamente. A Fifa só divulgará os detalhes de datas, horários e locais no sábado, também às 14h. Até lá, permanece em vigor apenas a versão preliminar publicada pela entidade, que indica onde cada grupo jogará, mas sem definir a programação exata das partidas.

O anúncio oficial da tabela será feito em uma transmissão ao vivo, que contará com participações de ex-jogadores e analistas convidados para comentar os cruzamentos e as expectativas para o Mundial.

Como será o sorteio?

A Fifa divulgou na semana passada a divisão dos quatro potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. O Brasil está confirmado no pote 1, sendo um dos cabeças de chave dos 12 grupos do Mundial, que terá novo formato a partir do ano que vem, com 48 seleções.

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.

Times da Repescagem Intercontinental:

  • Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia
  • Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque

Times da Repescagem da Europa:

  • Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
  • Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
  • Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
  • Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte

Ao todo, são quatro potes com 12 seleções cada. No primeiro, ficaram os três países-sede, que já sabem em que grupo estarão: o México será o cabeça de chave do grupo A; o Canadá, do grupo B; e os Estados Unidos, do D. O pote fica completo com as nove equipes que estão em melhor posição no ranking da Fifa. O ranking também foi o critério para a definição dos potes 2, 3 e 4.

Cada grupo terá apenas uma seleção de cada confederação, com exceção da Uefa. Haverá, porém, um limite de duas seleções da Europa por grupo. A Fifa definiu que os quatro times de maior ranking ficarão em chaves opostas no sorteio, de forma alternada: o melhor time vai para o lado A, o segundo, para o lado B; o terceiro, para o A; e o quarto, para o B. Estes são respectivamente Espanha, Argentina, França e Inglaterra.

Os quatro potes terão 12 bolinhas cada, com os nomes das seleções participantes na parte interna. Todos os países terão bolas da cor branca, exceto os anfitriões, que terão as seguintes cores: azul (Estados Unidos), verde (México) e vermelho (Canadá). As bolinhas dos países-sede serão direcionadas para os grupos já estipulados (A, B e D). Depois, as outras nove bolinhas do pote 1 serão direcionadas para os grupos restantes. Os outros potes seguirão o modelo tradicional de sorteio, com cada time sendo sorteado para um grupo, do A ao L – sempre respeitando as restrições continentais.

Fonte: Ge
Compartilhe: