Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar da Paraíba prendeu 15 pessoas na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em cumprimento a mandados de prisão por crimes de violência contra a mulher.
A ação, que teve início no dia 1º de março, intensificou as diligências em todo o estado, com foco em crimes como ameaça, violência doméstica, feminicídio e estupro.
De acordo com a Polícia Civil, os mandados de prisão foram expedidos pela Vara de Execuções Penais. Na Grande João Pessoa, os presos estão sendo conduzidos para a Penitenciária de Segurança Média, no bairro de Mangabeira.
Um novo balanço da operação, com detalhes sobre as prisões e os crimes cometidos, deve ser divulgado pela Polícia Militar ainda nesta sexta-feira.
Ações de combate à violência contra a mulher
A operação faz parte das ações do Governo da Paraíba para combater a violência contra a mulher. No dia 1º de março, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) lançou a Operação Átria, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa prevenir e reprimir crimes de violência contra a mulher.
A Operação Átria conta com a participação de diversas instituições, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e o Ministério Público da Paraíba.
Denúncias
As vítimas de violência contra a mulher podem denunciar os crimes através dos seguintes canais:
- Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
- Disque 100: Disque Direitos Humanos
- Delegacia de Polícia Civil
- Polícia Militar