A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que as agências bancárias não estarão abertas ao público na Sexta-Feira da Paixão (29/03), véspera do domingo de Páscoa (31/3).
Também não haverá compensações bancárias, incluindo a TED, exceto pelo PIX, que opera 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados.
Essa determinação segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que exclui sábados, domingos e feriados nacionais como dias úteis para operações bancárias.
Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 29/03 poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil (segunda-feira, 01 de abril).
“Normalmente, os tributos já são ajustados aos feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso contrário, sugerimos antecipar o pagamento ou agendar o débito em conta nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Apesar do fechamento das agências, os canais digitais permanecerão disponíveis, oferecendo praticamente todas as transações financeiras. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão abertas, a critério das instituições.