Search
Close this search box.

Publicidade

Sobre bibliotecas…

Compartilhe:

Dando continuidade ao texto da coluna anterior, sobre as dificuldades (ou desculpas) que encontramos quando o assunto é leitura, trataremos das possibilidades gratuitas ou menos onerosas que temos. Começo pelas bibliotecas, que, infelizmente, temos poucas – e com conteúdo escasso, na maioria das vezes. Segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a Paraíba conta com 213 bibliotecas públicas e comunitárias.

E relembro muitos períodos da minha vida que frequentei bibliotecas. Hoje não frequento mais por falta de tempo que por falta de vontade. Por bons três ou quatro anos eu era visitante assídua da biblioteca do Sesc, ali na Lagoa. Eu passava a semana me programando para o dia da biblioteca, quando eu lia revistas, jornais e livros.

Continua Depois da Publicidade

Eu amo o clima de biblioteca, sabe? Todo mundo (ou pelo menos a maioria) em silêncio, no seu próprio mundo, fazendo suas pesquisas, buscando um e outro livro. É um momento nosso. É a solitude que todo leitor deseja.

Lembro também da biblioteca da UFPB. Aquela imensidão de livros antigos, minha rinite gritando, espirros a todo instante, e eu feliz. Apreciando, explorando e pegando todo e qualquer livro que me fosse permitido. Teve um dia que peguei a quantidade máxima permitida de livros (eram seis na época) e voltei de ônibus para casa. Em uma freada do veículo, meus livros caíram e a cena foi meio patética, talvez.

Guardo boas recordações também da Biblioteca do Espaço Cultural, onde também passei manhãs e tardes estudando. Como era permitido pegar livros emprestados, eu sempre pegava. Inclusive, eu nunca desperdicei a chance de pegar um livro em biblioteca e ter que ler naquele prazo determinado para devolução.

Por fim, e mais recente, tenho visitado a biblioteca do Senado Federal sempre que vou a Brasília. É minha visita obrigatória. Diferentemente da maioria das bibliotecas públicas do país, a do Senado tem um acervo enorme e atual, o que a faz irresistível a um leitor, e uma visita que sempre vale a pena.

Não podemos esquecer as bibliotecas das escolas, públicas ou privadas, nas quais as crianças podem ser incentivadas a pegar livrinhos emprestados ao longo da vida escolar. Aqui em casa, com Davi e Sarah, segundas-feiras são dias sagrados de ir à biblioteca e escolher o livro da semana.

Fica a dica para quem quer iniciar jornadas nas bibliotecas.

Valéria Sinésio

Jornalista e radialista formada pela UFPB. Possui mestrado em jornalismo e especialização em redação jornalística e em marketing político.

Foi repórter do Jornal da Paraíba e colaboradora do portal UOL Notícias. Atuou nas editorias de política, cidades, economia e cotidiano.

Ganhou nove prêmios de jornalismo.

Atualmente trabalha com assessoria política e redes sociais.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *