Search
Close this search box.

Publicidade

Servidor da UFPB idealiza método para reutilizar água da chuva

Ações de modernização ambiental são realizadas no CCHLA.

Foto: Evandro Soares.
Compartilhe:

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) reutiliza água da chuva para regar as plantas e fazer a limpeza do centro. Foi montado uma estrutura para captar água da chuva e dos ar-condicionados.

A ação foi idealizada pelo assessor de planejamento do CCHLA, Evandro Soares, que vem desenvolvendo inúmeras ações de modernização socioambiental no centro.

Continua Depois da Publicidade

“Nós desenvolvemos inúmeras ações sob essa perspectiva. Dentre elas, posso citar: reúso de água da chuva e dos ar condicionados; iluminação em Led em toda em toda área interna e externa do Centro; coleta seletiva de metais, papéis, plástico, vidro, tonnners, lâmpadas, pilhas e baterias; identificação com o nome vernacular, espécie e família de todas árvores do Centro; plantação de aproximadamente 1.500 m2 de grama na área externa do Centro; instalação de bicicletários, instalação de piso tátil na área interna e externa do Centro; sinalização dos setores e salas em português, inglês e braille”, afirmou o servidor.

Cisterna de água CCHLA/UFPB.

O centro possui 4 cisternas com capacidade para 1050 litros de água. A água da chuva escorre das calhas das edificações para o reservatório. A água serve para lavar o piso externo, lavar os banheiros, regar as plantas e o jardim. Além disso, em caso da suspensão do abastecimento de água, os reservatórios possuem água para auxiliar até o reabastecimento. A água dos ar-condicionados também são reutilizidas como torneiras.

Cisterna com torneiras.

 

Compartilhe:

Publicidade

Relacionadas