O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque no cenário internacional com o filme “O Agente Secreto”, que alcançou quatro indicações ao Oscar 2026. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho igualou o maior desempenho de um filme nacional na história da premiação, marca que até então pertencia a “Cidade de Deus”, indicado em 2004.
A obra concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Direção de Elenco, ampliando a presença brasileira entre os principais nomes da temporada.
A cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será comandado pelo comediante Conan O’Brien, que retorna como apresentador da premiação.
Além do reconhecimento a “O Agente Secreto”, o Brasil também aparece entre os indicados em uma categoria técnica. O diretor de fotografia Adolpho Veloso disputa o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho realizado no filme “Sonhos de Trem”, no qual figura entre os favoritos.



