Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na Venezuela

As vítimas morreram em desabamentos provocados pelos tremores, que já deixaram ao menos 235 mortos no país.

Foto: Satellite image ©2026 Vantor
Compartilhe:

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, nesta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). As vítimas morreram em desabamentos provocados pelos tremores, que já deixaram ao menos 235 mortos no país.

Em nota, o Itamaraty informou que “Com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com interlocutores que acompanham o caso, os brasileiros não pertenciam à mesma família e morreram em desabamentos distintos. Uma das mortes ocorreu em Caracas, enquanto a outra ainda está sendo apurada.

Os terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, foram registrados com menos de um minuto de intervalo na noite de quarta-feira (24). O balanço mais recente do Ministério da Saúde da Venezuela elevou o número de mortos para 235. “Infelizmente, recebemos cerca de 235 pacientes que chegaram sem sinais vitais ou morreram ao chegar às unidades de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Carlos Alvarado, à televisão estatal.

Segundo as autoridades venezuelanas, milhares de pessoas ficaram feridas, cerca de 200 seguem sob os escombros e as equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes. O estado de La Guaira, ao norte de Caracas, foi classificado pelo governo como uma “zona de desastre”, após concentrar parte dos maiores danos provocados pelos tremores.

Também nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que conversou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e anunciou o envio de ajuda humanitária brasileira. Nesta sexta-feira (26), uma missão com bombeiros, técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações seguirá para o país em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), levando nove toneladas de equipamentos para operações de busca e resgate.

Lula também informou que um segundo avião será enviado no sábado (27) transportando equipamentos para montagem de um hospital de campanha, purificadores de água movidos a energia solar, medicamentos e materiais médicos destinados ao atendimento das vítimas.

A Embaixada do Brasil em Caracas orientou os brasileiros que permanecem na Venezuela a acompanharem as informações divulgadas pelos canais oficiais. Em comunicado, destacou: “Diante dos fatos recentes, a Embaixada do Brasil em Caracas recomenda manter a calma, permanecer atento e acompanhar as publicações no site e nas redes sociais da Embaixada”.

Compartilhe: