Desde a última sexta-feira (15), os contribuintes brasileiros já podem realizar gratuitamente sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2023, podendo efetuar o trâmite integralmente online até o final de maio de 2024. Contudo, com o início desse período, golpistas têm aproveitado para criar falsos sites e aplicativos, uma prática que tem sido alertada pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
Para evitar cair em golpes, o CTIR Gov orienta os contribuintes a baixarem exclusivamente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e a utilizarem somente essa página para realizar sua declaração. Além disso, o órgão enfatiza a importância de buscar todas as informações relacionadas ao Imposto de Renda no endereço oficial da Receita Federal do Brasil.
O aplicativo disponibilizado pela Receita Federal não só permite acompanhar a declaração, mas também verificar a situação de cada contribuinte em diversos sistemas do órgão, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, entre outros serviços. Além disso, é possível realizar a Declaração de Ajuste Anual, a Declaração de Espólio ou a Declaração de Saída Definitiva do País, e enviá-las à Receita Federal através do aplicativo ou do site oficial.