Search
Close this search box.

Publicidade

Sobre clubes de livros

Compartilhe:

Muito se tem falado sobre clubes de livros. Basta entrar nas redes sociais para se deparar com as propagandas de clubes, alguns deles pagos. Mas a grande maioria, eu diria quase a totalidade, é gratuita. E o intuito de um clube do livro é muito nobre: reunir leitores e escolher um livro para que todos leiam juntos e depois discutam o que cada um achou.

Para uns, pode não ser muito atrativo porque impõe regras. Sim, mesmo gratuitos os clubes de livros geralmente colocam suas regras porque é preciso um mínimo de organização e planejamento. Regras que nem sempre são totalmente compreendidas, mas que são necessárias. Assiduidade nas reuniões, por exemplo, é algo que precisa ser exigida dos participantes.

Continua Depois da Publicidade

Participar de um clube do livro é tarefa empolgante, inclusive, ou, principalmente, para quem quer manter o hábito da leitura ou ainda está ‘engatinhando’ como leitor. Imagine a maravilha que é ser ‘obrigado’ a concluir uma leitura a cada 30, 60 dias para compartilhar suas impressões com os demais membros do clube?

Há quem diga que não curte muito clube de livro porque quer ser livre para ler o que bem quiser. Porém, é possível, com organização, fazer as duas coisas em paralelo. É o que faço, por exemplo. Tenho minhas leituras próprias e tenho a do clube do livro, o que estou à frente com a amiga e também jornalista Rafaela Gambarra.

No início deste ano decidimos tirar do papel o tão sonhado clube do livro. Convidamos alguns amigos que sabemos ter paixão pela leitura, escolhemos o livro (A Bailarina de Auschwitz, de Edith Eger), e marcamos o encontro para debate. Nem preciso dizer como a experiência foi enriquecedora.

Como leitora, um dos maiores prazeres que tenho é discutir um livro com alguém que também o leu. A gente aprende e ensina ao mesmo tempo. É uma troca valiosa que os clubes do livro proporcionam aos seus membros.

E você, participa ou tem vontade de participar de um clube do livro?

Valéria Sinésio

Jornalista e radialista formada pela UFPB. Possui mestrado em jornalismo e especialização em redação jornalística e em marketing político.

Foi repórter do Jornal da Paraíba e colaboradora do portal UOL Notícias. Atuou nas editorias de política, cidades, economia e cotidiano.

Ganhou nove prêmios de jornalismo.

Atualmente trabalha com assessoria política e redes sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *