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Palmeiras supera Flamengo… também como negócio

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O Palmeiras supera o Flamengo também no fator econômico. O time paulistano encerrou o ano como o que melhor contrata no Brasil. O levantamento do Torcedores.com mostra que o Palmeiras, além dos resultados conquistados dentro de campo, a estratégia do clube no mercado de transferências faz a diferença. Para o levantamento, foram analisadas as transações de jogadores de 19 clubes do futebol brasileiro, que aconteceram entre as temporadas de 2019 e 2023. Os clubes analisados foram Athlético, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Guarani, Internacional, Palmeiras, RB Bragantino, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.

Um dos principais indicativos que apontam quais clubes contratam melhor é o retorno esportivo que eles obtêm com os jogadores contratados. Quem consegue melhores resultados em campo, contrata melhor. Quem consegue esses melhores resultados gastando menos por isso, contrata melhor ainda.

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Neste sentido, o Palmeiras supera o Flamengo com larga vantagem. Nas últimas cinco temporadas, os dois clubes vivem uma guerra para decidir quem é o melhor, empilhando os principais troféus nacionais e continentais. E o resultado é praticamente igual. Enquanto o Palmeiras conquistou dois títulos nacionais, três estaduais, uma Copa do Brasil, uma Supercopa e uma Recopa, o Flamengo tem os mesmos títulos – apenas uma Supercopa a mais.

O que diferencia os dois realmente é o fator econômico: enquanto o clube palestrino gastou €83,58 milhões em contratações, dando R$451,3 milhões na cotação atual, o rubro negro gastou €160,75 milhões, desembolsando cerca de R$868 milhões. Dentro de campo, o Flamengo gastou cerca de €213,2 mil (R$1,15 milhão) por ponto conquistado, enquanto os do Palmeiras custaram €117,2 mil (R$632,8 mil). O time comandado por Abel Ferreira saiu 1,9 vezes mais barato e acabou conquistando os mesmos títulos. O site Transfermarkt serviu de referência quanto aos valores.

Roots para contratar

Quem estreia no mercado paraibano no segmento de RH e gestão de pessoas é a Roots Talents (@rootstalent), da dupla dinâmica Marcia Peixoto e Janete Ferreira. A Roots ajusta e treina equipes, faz a ponte entre empresas e profissionais para contratações mais assertivas e identifica perfis dentro das corporações. A Roots já nasce com carteira de clientes como a Minha Lavanderia, Grau Técnico e Vivass Comunicação.

PBXP

De 29 de fevereiro a 02 de março, Campina Grande será palco da feira de negócios integrada ao renomado Paraíba Business Experience (@PBXPoficial). Com a participação de importantes marcas e startups nacionais, a PBXP promete abranger uma ampla gama de setores e proporcionar aos visitantes uma visão abrangente do cenário empresarial brasileiro. Entre os palestrantes confirmados, o especialista em mercado de luxo e apaixonado pela Paraíba, Carlos Ferreirinha, e o irreverente personal trainer e empresário Guto Galamba.

Construção civil em ritmo quente 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostraram mais um ano de crescimento no saldo de empregos na construção civil da Paraíba. O ano de 2023 fechou com um saldo positivo de 5.210 novos trabalhadores no setor em todo o Estado – o quarto consecutivo de crescimento. O total de empregos formais saltou de 38.669 em 2022, para 43.879 no último ano. João Pessoa alcançou um resultado ainda melhor. O saldo de empregos saiu de 632 postos em 2022, para 1.829 em 2023, um aumento de aproximadamente 200% em relação ao ano anterior. Com isso, a capital atingiu 25.816 trabalhadores com carteira assinada, representando 58,83% do total de empregos setoriais na Paraíba.

De acordo com o economista do Sinduscon-JP, Werton Oliveira, a economia da capital tem se tornado altamente dinâmica com o avanço da construção civil. “Os dados divulgados pelo CAGED comprovam o que os moradores e turistas já perceberam de João Pessoa: uma cidade em franca expansão econômica, capitaneada pela ‘locomotiva do desenvolvimento’ que é a construção civil”, informou Werton.

ESG nas empresas

Em 2024, o posicionamento das empresas será ainda mais influenciado pelo ESG, sigla utilizada para Environmental, Social and Governance, que diz respeito à resposta essencial das empresas diante dos desafios da sociedade contemporânea. De acordo com o Caderno de Tendências do Sebrae, a adoção de práticas socioambientais em corporações aparece como megatendência para o novo ano, essa adequação ambiental se dá, sobretudo, pela mudança de comportamento do consumidor. Com o olhar cada vez mais voltado para práticas sustentáveis, a projeção, segundo o ESG Radar, relatório produzido pela empresa de consultoria e serviços digitais Infosys, é que os investimentos em ESG ultrapassem a ordem dos US$53 trilhões, até 2025, sejam para pequenas, médias ou grandes empresas.

Andréia Barros

Andréia Barros (@andreiabarroscosta) é diretora da agência de assessoria de comunicação Viváss (@vivasscomunicacao) e editora do portal de economia Paraíba Total (www.paraibatotal.com.br), parceiro do Grupo POP. Mineira de nascença, Andréia escolheu a Paraíba como lar e se destaca por divulgar as potencialidades econômicas do Estado por meio do seu trabalho como jornalista, colunista e assessora de imprensa.

Escreva para a coluna no: [email protected]

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