Search
Close this search box.

Publicidade

Um livro sempre por perto…

Compartilhe:

Eu não lembro exatamente qual o primeiro livro que li na vida. Mas guardo fortes lembranças da época que li Menino de Engenho, do ilustre paraibano José Lins do Rego – por volta dos meus 12, 13 anos. Aquele livro me encantou de um jeito que, possivelmente, a partir dali eu decidi querer ter um livro sempre por perto.

Fecho os olhos e me recordo daquele livro. Lembro que peguei emprestado na biblioteca da escola. O livro estava um pouco danificado, e tinha algumas folhas soltas. As páginas amareladas, alguns riscos de caneta. Mas nada disso ofuscou a história do menino Carlinhos no engenho Santa Rosa. Uma história que merece ser lida e relida ao longo da vida.

Continua Depois da Publicidade

O hábito da leitura foi se desenvolvendo em mim, sem pretensões de me tornar leitora, muito menos de competir com ninguém. Eu ia à biblioteca, pegava um livro, e quando terminava já pegava outro. E outro. E outro. Eu amava os recreios porque eu sempre pensava nos livros. Era sempre uma aventura deliciosa passear entre as estantes da biblioteca. Muitas vezes me pegava sonhando: “Ai, como eu queria uma dessa para mim”.

Nas brincadeiras de amigo-secreto da família, nos aniversários, eu sempre pedia livros. Quando comecei a trabalhar, passei a comprar meus próprios livros. Um deles foi bem especial, foi um sobre jornalismo. Custou R$ 20,00. Para muitos poderia ser um valor irrisório, para mim não era.

Nesse livro de jornalismo, eu escrevi algo para que eu não esquecesse: era um recado de que eu não desistisse do meu sonho de ser jornalista. E que no dia que eu tivesse o meu diploma de jornalismo, eu seria a pessoa mais feliz do mundo. Tenho um carinho especial por esse livro.

Por fim, os livros têm sido meus bons amigos ao longo da vida. Em sala de aula, em salas de espera, no carro, em viagens de trabalho, em casa de manhã cedo antes de todos acordarem (melhor horário para mim). Tento, agora, cultivar esse hábito com meus filhos, Davi e Sarah, com livros espalhados pela casa, visitando sebos e livrarias e mostrando toda a magia e encanto do mundo da leitura.

O ano está só começando. Que tal escolher um livro para ter por perto?
Se você ainda não iniciou uma leitura, deixo aqui esse convite.
Nesta coluna que nasce agora trarei dicas de leituras e muitas reflexões sobre esse mundo fantástico.
Vamos ler mais em 2024?

Valéria Sinésio

Jornalista e radialista formada pela UFPB. Possui mestrado em jornalismo e especialização em redação jornalística e em marketing político.

Foi repórter do Jornal da Paraíba e colaboradora do portal UOL Notícias. Atuou nas editorias de política, cidades, economia e cotidiano.

Ganhou nove prêmios de jornalismo.

Atualmente trabalha com assessoria política e redes sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *